segunda-feira, 16 de junho de 2014

Primeiro o Reino de Deus




Há uma pequena biblioteca na minha igreja. Chama-se Biblioteca Hora Tranquila. Poucas pessoas a têm utilizado, mas ocasionalmente encontro lá um livro interessante e o tomo emprestado. Nesta semana, trouxe o livro "Primeiro o Reino de Deus", de Odete G. Lima.
O livro é uma biografia em forma de história, a narrativa da vida de Geraldo Marski, um europeu que veio para o Brasil após a primeira Guerra Mundial, com oito anos. Quando adolescente, trabalhou como pajem de crianças, ocasião em que  também executava diversas tarefas domésticas, como a de buscar lenha para acender o fogão.
Embora seu pai não desejasse, ele batizou-se e mais tarde foi estudar para pastor, sem ter um tostão para pagar o curso. Preferiu comprar uma Bíblia e um hinário a ter um par de sapatos. Ainda que  não soubesse falar bem o português, e tivesse uma deficiência na locomoção, tornou-se um grande colportor - vendia livros religiosos para pagar a anuidade do curso. Esperou uma "Rebeca" que se tornasse sua noiva junto a um poço, mas não a achou ali.
Tornou-se um grande missionário no interior do Brasil, dedicando-se à evangelização, embora o primeiro chamado para ele tenha sido para trabalhar no escritório.
Essas são apenas alguns dos episódios narrados no livro "Primeiro o Reino de Deus" (CPB, Tatuí, SP, 2007), escrito a partir de anotações pessoais do próprio pastor Geraldo, que usou essas histórias em palestras feitas em semanas de oração que dirigiu. 
São histórias motivadoras, mostrando o quanto é importante a determinação e a coragem para obter um objetivo nobre.



Um comentário:

  1. Que legal!!! Vou tentar adquirir esse livro.
    Eu li um devocional juvenil escrito por ele, anos atrás... cada história legal... acabei tendo um carinho especial por esse pastor sem nem mesmo conhecê-lo.
    Beijos Celina e uma feliz semana.

    ResponderExcluir

Seu comentário é bem-vindo.